Apoie o Blog!

sábado, 20 de abril de 2019

ARTE MARCIAL CHINESA AUXILIA PAIS,ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLAS.

(O Grão-Mestre de Ving Tsun Kung Fu,Sr. Leo Imamura,
 ministra aula aberta para alunos da PUC-SP em 1993)

Vamos falar nesse artigo, sobre a importância da educação formal. E caso você que esteja lendo e seja pai, é esperado que busque uma boa escola para seu filho. E se você estiver buscando uma boa educação para si mesmo, como você escolheria a instituição que você deveria ingressar dentro do ensino formal? Seja ele do nível superior, médio, ou até mesmo da pós graduação?
(Colégio Friburgo,2003 - O Sr Leo Imamura, que preside a Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, introduziu a disciplina "artes marciais" na FEFISA 
e leciona em Pós-Graduações em Universidades em São Paulo. )

Para que esta escolha seja feita adequadamente, é importante levar em conta alguns aspectos: Em primeiro lugar, como esta instituição enxerga esse processo de educação? Ou seja, o "Projeto Pedagógico". Em segundo lugar, precisamos saber mais sobre as pessoas que trabalham nessa escola, para que esse "Projeto Pedagógico" ganhe vida. Precisamos também lembrar, que a reputação de uma escola é importante,mas a reputação de fato, vem de um bom "Projeto Pedagógico". E este "Projeto Pedagógico" ganha vida através das pessoas. Sejam elas os professores ou os demais funcionários. Pois é importante ressaltar, que não é só o professor que dá vida a um Projeto Pedagógico.
(Foi através de Grão-Mestre Leo Imamura,que a disciplina eletiva "Ving Tsun" chegou até a USP )

Existem também os inspetores, existem os colegas e até mesmo os pais destes colegas. Sem esquecer, claro, de toda a equipe de gestão. Pois tudo isso, deve ser bem avaliado quando alguém vai escolher uma boa escola. Isso é chamado na arte marcial chinesa "Ving Tsun"(Wing Chun) de "Avaliação Circunstancial". Já que uma das coisas importantes deste tipo de avaliação, é checar o "Momento" da escola.
(USP-1993)

Pois se o aluno não usufruir daquele "momento" que o professor ou a escola estão oferecendo, não adiantará a escola ou o professor dizerem que "irão melhorar". Isso precisa acontecer "hoje", pois esse "hoje" é o momento do aluno.
(O Ving Tsun, lê-se "Wing Chun", valoriza o desenvolvimento da sensibilidade corporal, para que se possa estar sensível ao outro e ao cenário que nos cerca. De forma que cada decisão tomada, seja precedida de uma avaliação circunstancial de cenário)


Portanto, quando nós fazemos a "avaliação circunstancial", nós temos que avaliar aquele momento e a proposta de melhoria da escola. Pois sabemos que toda a instituição é melhorada, é ajustada, quando se tem o "feedback" daqueles que estão consumindo o serviço.
E aqui, um ponto fundamental quando se vai estudar: Não se iluda apenas com o nome da escola ou com a fama que essa escola tem. É importante visitar o local, é importante conversar com os pais de alunos, e com cada pessoa que está lá. Isso será válido tanto quando for procurar uma escola para seu filho, ou para você mesmo estudar.

(Turma de pós-graduação em Artes Marciais)

Em nosso país, passamos por dificuldades muito grandes com relação a educação, e as próprias escolas passam por uma crise de identidade. Não se sabe mais exatamente, qual é o papel da escola. Será que a escola forma: Cidadãos? Será que ela forma "indivíduos"? Ou será que ela forma "profissionais para o mercado de trabalho"? Será que ela forma até mesmo os três?
Por isso, deve existir clareza com relação aos objetivos. Já que não se pode esquecer, da educação primária. Aquela que vem antes da educação formal, e que vem de casa, que vem do seio familiar. Isso não pode ser desconsiderado. Os pais não podem esquecer de como devem se posicionar para saber o que é melhor para seus filhos "hoje", e não "no nosso tempo". Pois "no nosso tempo", era uma coisa, e "hoje", é uma coisa totalmente diferente.

Pessoas de qualquer idade poderão encontrar a prática do Ving Tsun(Wing Chun), para saber mais de sua prática e dos conceitos intrísecos, nos seguintes bairros do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Méier, Ipanema, Centro, Copacabana, Niterói e Freguesia agendando uma aula experimental pelo telefone: 21 964865096 (whatsapp)